Como podemos ajudar

"A música soa tão bem agora quanto soava há 20 anos..." - Chris

Amante da música recuperou a audição e começou a tocar sua guitarra novamente após 20 anos, tudo graças ao seu audiologista da Widex™ e ao seu advogado.
publicado 22/08/2024,
atualizado 16/10/2025
5 minutos de leitura
Revisto por Editorial team
Aparelhos auditivosPerda auditivaServiços auditivosZumbido
Fui encaminhado para a Widex™ Especialistas em Audição pelo meu médico de família em 2012. Tinha ido até ele pedindo ajuda, porque havia se tornado dolorosamente óbvio para mim e para a minha família que estava a perder a audição. As conversas tornaram-se incómodas... eu constantemente pedia às pessoas para repetirem o que diziam... As conversas em grupo tornaram-se ainda mais difíceis e, por vezes, extremamente embaraçosas, pois eu interpretava mal ou não ouvia nada. Encontrei-me a ler os lábios e a interpretar a linguagem corporal porque simplesmente não conseguia ouvir o que estava a ser dito. Tantas vezes tudo correu mal e fiz-me de tolo. Não há nada mais humilhante do que ser alvo de riso. Mas, como se isso não fosse difícil o suficiente... sou um homem que cresceu com música nas veias. Toquei guitarra acústica desde que era criança. Fui adolescente nos anos 60 e a música era tudo para mim. Ela moldou-me como homem, deu-me uma vida de memórias e é através da música que expresso as minhas emoções mais profundas. Com a perda auditiva, perdi a minha música. De coração partido, a guitarra permaneceu silenciosa na sua caixa… as músicas que costumava escrever caíram em silêncio e o mundo tornou-se um lugar triste e silencioso. Entrei na Widex™ Especialistas em Audição naquele primeiro dia, pedindo ajuda.

Com a perda auditiva, perdi a minha música.

CM
Chris
De coração partido, a guitarra permaneceu silenciosa na sua caixa… as músicas que costumava escrever caíram em silêncio e o mundo tornou-se um lugar triste e silencioso. Entrei na Widex™ Especialistas em Audição naquele primeiro dia, pedindo ajuda.

Naquele momento eu não sabia, mas entrar na Widex™ Especialistas em Audição foi um momento que mudou minha vida e o início de uma jornada maravilhosa.

CM
Chris
A senhora que me recebeu foi Jo Baker na clínica Widex™ em Unley Park. Tive a sorte na vida de ter conhecido algumas pessoas maravilhosas; e esta senhora, tenho o prazer de dizer, coloco entre as melhores delas.

Soube desde o início que ela se importava, e era impossível não sentir o calor dela. Confiava nela por tudo isso, e foi uma confiança bem colocada.

CM
Chris
Ela tem sido gentil e atenciosa e sempre fez o seu melhor para ajudar… o que mais poderia pedir de alguém? Desde então, vi vários audiologistas. Todos fizeram o que puderam, mas tem sido uma luta difícil. Naquela altura, eu não tinha os recursos financeiros para adquirir aparelhos auditivos capazes de compensar o grau da minha perda auditiva. Na altura, era pai solteiro com 3 filhos, tentando o meu melhor para manter um teto sobre as nossas cabeças e comida na mesa. Estava à mercê do Medicare... O melhor que me deram foi de pouca utilidade. Tentava usar aparelhos que magoavam os meus ouvidos e causavam inúmeras infeções. O som era pior do que a própria surdez.

Então, há cerca de um ano, apareceu uma nova audiologista – Amanda Seamans. Outro momento que mudou a minha vida.

CM
Chris
Após algumas reuniões com ela tentando entender o problema, ela perguntou-me como isso tinha acontecido. Conversámos sobre o motivo de isso estar a acontecer comigo e o que poderia tê-lo causado. Foi a primeira vez que tomei consciência da Surdez Industrial. Trabalhei durante algum tempo numa empresa de engenharia. Produzíamos estruturas de aço pesadas para a indústria. Durante o meu tempo lá, trabalhei na produção de torres de telecomunicações em aço. Foram muitas horas de trabalho dentro da torre com uma rebarbadora de 9 polegadas. O ruído era incrível e, naquela altura, não existia proteção auditiva adequada.

O dinheiro que ganhava não valia o preço que pagava por ele.

CM
Chris
Amanda ofereceu-se para ajudar com uma reclamação por compensação. Nunca tinha considerado culpar alguém por isso. Culpei-me por ser estúpido o suficiente para me colocar naquela situação. Era um pai jovem com uma família para sustentar e a empresa ofereceu-me dinheiro extra para o trabalho que ninguém mais queria fazer. Não os culpei, culpei-me a mim. Mas Amanda viu as coisas de forma diferente e estou tão feliz por ela ter feito isso e por me ter convencido da sua sabedoria. Ela colocou os formulários de reclamação na minha mão e insistiu para que eu os preenchesse e os devolvesse a ela; o que fiz. A partir daí as coisas avançaram rapidamente; recebi uma chamada de um advogado que me disse que tinha recebido os meus formulários de reclamação e perguntou se eu permitiria que ele me representasse. Eu teria implorado para ele fazê-lo. Foi o início da batalha legal entre nós e o "outro lado". Em poucas semanas, fui enviado para um professor de audiologia para uma avaliação... e várias semanas depois fui enviado para outro por parte do "outro lado".

Não demorou muito até que a notícia chegasse de que o "outro lado" havia aceite a responsabilidade e que me seriam concedidos novos aparelhos auditivos a cada 5 anos pelo resto da minha vida.

CM
Chris
Que vitória incrível foi essa! Mas havia mais por vir. O meu advogado falou comigo sobre a sua sensação de que este era um caso que merecia uma compensação. Ele foi insistente e persuasivo, prometendo-me que algo seria oferecido. Mais uma vez, pediram-me para confiar no homem e acreditar na palavra dele; o que fiz de bom grado. Amanda sentiu o mesmo e tanto ela quanto Jo foram vozes de encorajamento que me ajudaram a seguir em frente com isso. Bem, há apenas algumas semanas a notícia chegou do advogado… Vencemos o nosso caso e fui recompensado com uma compensação financeira. Não vou dizer quanto é... isso não é importante aqui. Mas posso dizer que é o suficiente para mudar a minha vida e oferecer-me alguma segurança nestes últimos anos da minha vida. Mas não fiz isso pelo dinheiro... foi sobre obter algum reconhecimento pelo dano que foi feito e pela falta de cuidado ou consideração que me foi mostrada na altura por uma empresa que podia e devia ter feito as coisas melhor do que fez. Foi sobre reconhecer o preço que paguei enquanto eles tiravam a minha música para fazer o trabalho sujo deles. E foi sobre reconhecer a sabedoria de pessoas como Jo, Amanda e o meu advogado, que tinham os meus melhores interesses no coração; pessoas que se importavam comigo e não apenas com dinheiro ou um trabalho que precisava ser feito.

Aqui estou eu com novos aparelhos auditivos que realmente funcionam.

CM
Chris
A minha guitarra está fora da sua caixa e novamente canta para mim e eu canto as minhas músicas com ela. Como senti falta destes momentos! Nem consigo começar a descrever o quanto esse presente significa para mim.

A música soa tão bem agora quanto soava há 20 anos e por isso sou grato além das palavras.

Por tudo isto, por todos os sons deste mundo incrível que estou a ouvir novamente, por todas as conversas das quais consigo agora fazer parte, em vez de ser excluído; envergonhado, humilhado e aprisionado num mundo de silêncio... agradeço-vos. Do fundo do meu coração e com todo o amor que há em mim... agradeço-vos. Pelo que vocês fazem e por quem são e pela forma como se importam... agradeço-vos. A Jo e à Amanda... Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que nela trabalham. Vocês são pessoas realmente especiais; e a Widex™ é uma empresa melhor por terem vocês lá. Pediram-me para confiar em vocês, e recompensaram essa confiança além de qualquer expectativa. Nada disto teria acontecido sem vocês, as pessoas maravilhosas que são e os amigos que se tornaram. Por isso, agradeço-vos. Espero que estas palavras, de alguma forma, transmitam a minha humilde e sincera gratidão por tudo o que fizeram por mim e por tudo o que isso significou para mim.

Vocês mudaram a minha vida para melhor, fizeram uma enorme diferença e estarei para sempre em dívida convosco.

CM
Chris
Só posso agradecer a todos vocês; as pessoas e a empresa. No entanto, por mais inadequados que esses agradecimentos possam ser.

Artigos relacionados

atualizado out 16º · 6 minutos de leitura

Ajuste a sua audição

Cinco razões para visitar o seu audiologista
Aparelhos auditivosPerda auditivaSaúde auditiva
atualizado out 16º · 7 minutos de leitura

Acostumando-se às atividades do dia a dia

Desde usar o seu telemóvel até utilizar transportes públicos, como é a vida com aparelhos auditivos?
Aparelhos auditivosPerda auditivaManutenção de aparelhos auditivos
atualizado out 16º · 6 minutos de leitura

This is a title

This is a subtitle
Recomendado Perda auditivaCiência

Fale com um especialista numa das nossas lojas.

Marque uma consulta

Tem perguntas ou precisa de ajuda?

Ligue grátis 800 200 434
Portugal map widex brand

Encontre um centro auditivo perto de si.